Thursday, June 26, 2008

Super Deutschland x La Furia

por Tiago Leme, de Viena (AUT)

Uma final entre dois times grandes ou entre um grande e um pequeno? Alemanha, tricampeã mundial, e Espanha, que tem tradição, mas busca um título importante, decidirão a Euro-2008, no próximo domingo, em Viena, na Áustria.

Mostrando eficiência nos momentos decisivos e com alguns jogadores diferenciados, os finalistas fizeram por merecer a classificação e agora duelarão para ver quem é o melhor da Europa. O melhor da Europa? O sistema de disputa talvez não premie a equipe que joga o melhor futebol, mas, sim, a mais competente. Portanto, o melhor da Europa.

Depois de ser derrotada pela Croácia na primeira fase e avançar como a segunda colocada do Grupo B, a Alemanha cresceu. Mostrou força ao superar o favorito Portugal, nas quartas (jogando melhor que o adversário), e poder de fogo ao derrotar a surpresa Turquia, na semifinal (mesmo atuando pior). A estrela Ballack, o matador Klose e o meia Schweinsteiger, que joga muita bola, credenciam a seleção alemã a conquistar a taça.

Já a Espanha, que costuma decepcionar quando chega badalada aos torneios, até agora tem sido gente grande. Teve 100% de aproveitamento no Grupo D, depois eliminou a atual campeã do mundo Itália e goleou a Rússia. É verdade que teve maus momentos em algumas partidas, como na primeira etapa da semifinal, mas foi superior aos rivais quando precisou. Os espanhóis têm um conjunto organizado, mas vale destacar as ótimas atuações individuais do volante brasileiro Marcos Senna, do meia Fabregas, que inexplicavelmente é reserva, e do atacante David Villa, que machucpu-se diante dos russos.

Empurrada pelos gritos de “Super Deutschland” (Alemanha, em alemão) vindos das arquibancadas, a poderosa Alemanha vai em busca do seu terceiro título europeu para consolidar-se como a maior ganhadora da competição. Enquanto isso, a Espanha luta pelo bicampeonato (o único título aconteceu em 1964, dentro de casa) para deixar de apenas ser conhecida como “La Furia” e enfim ser promovida como uma das grandes seleções do planeta.


Foto: Alemães e espanhóis fazem a festa nas arquibancadas durante as semifinais, contra Turquia e Rússia, respectivamente

2 comments:

Anonymous said...

to torcendo pela espanha, mas nao sei se conseguem bater a experiente alemanha...

enfim... vamo torcer amanha!!!!

abracos meu velho!!!

Rafael Zanatta said...

atualizaaaaaaaaa