Saturday, June 7, 2008

Portugal estréia no rumo certo

por Tiago Leme, de Genebra (SUI)

Portugal deu neste sábado o primeiro passo em busca do sonhado inédito título da Eurocopa. Mesmo sem apresentar um futebol brilhante, o time do técnico Luiz Felipe Scolari foi superior ao adversário e empolgou a torcida lusitana, que até o primeiro gol tinha o seu grito abafado pelos fanáticos turcos. Com um gol de Pepe e outro de Raul Meireles, Portugal bateu a Turquia, por 2 a 0, no Stade de Genéve, na Suíça, pela primeira rodada do Grupo A.

No primeiro tempo, os portugueses tiveram mais posse de bola e chegaram mais vezes ao ataque, mas não conseguiram criar boas oportunidades para balançar a rede. Mesmo assim, Pepe, que estava impedido, teve um gol anulado e Cristiano Ronaldo acertou a trave em cobrança de falta. O atacante do Manchester United arquitetou as principais jogadas, enquanto Deco dava o toque de qualidade no meio-campo. Porém, o conjunto não apresentava a mesma organização da equipe que foi vice-campeã da Euro-2004 e chegou à semifinal da Copa do Mundo-2006. Já a Turquia não demonstrava a mesma consistência do time que incomodou o Brasil e foi terceiro colocado na Copa-2002, mas era empurrada pela incansável cantoria de seus torcedores.

Após o intervalo o panorama mudou. O domínio de Portugal diminuiu, mas as chances de gol aumentaram. Então, aos 16min, Pepe iniciou o lance, tabelou com Nuno Gomes, abriu o placar e anotou o primeiro gol de um brasileiro naturalizado na história da Euro. Os comandados de Felipão, que mostrou-se calmo no banco de reservas, continuaram mandando no jogo, e os turcos pouco assustaram. Já nos acréscimos, em um contragolpe, Raul Meireles selou a vitória portuguesa: 2 a 0. A estréia com o pé direito foi celebrada pelo treinador brasileiro. “Estamos com a classificação 50 % garantida. Precisamos de seis pontos para conseguir a vaga e já temos três. Ainda faltam dois jogos (República Tcheca e Suíça), então estamos em uma boa situação”, afirmou Felipão.

Foto: Portugal estreou vencendo a Turquia, em Genebra

No comments: