Saturday, June 21, 2008

Um fenômeno chamado Turquia

por Tiago Leme, de Zurique (SUI)

A semifinalista Turquia é a grande surpresa desta Eurocopa até agora. Com três viradas impressionantes nos últimos três jogos, os turcos levaram os seus fanáticos torcedores à loucura nos últimos dias. A mais recente vítima foi a Croácia, que foi derrotada nos pênaltis, na última sexta-feira, em Viena (AUT), após mais um milagre dos eurasiáticos.

Dentro de campo o time comandado pelo técnico Fatih Terim é aguerrido e bem organizado. Mas é fora dele o fato que tem chamado mais atenção na competição. A torcida turca tem sido a mais animada deste campeonato (talvez somente os holandeses também façam tanta festa). Nas arquibancadas, em frente aos telões das Fanzones e nas ruas de Suíça e Áustria, os fãs da Turquia não se cansam de cantar e estão pintando as cidades com camisas e bandeiras vermelha e branca.

A explicação para essa festa é a grande comunidade turca existente nas sedes da Euro, assim como acontece em diversos outros países da Europa. Mais de 100 mil turcos vivem atualmente na Suíça, em um processo que começou nos anos 60 e aumentou nos últimos anos. Em busca de trabalho e melhores condições de vida, eles deixaram a terra natal e começaram a invasão em outros países. Muitas vezes discriminados e vistos com maus olhos pelos nativos, esses imigrantes do Leste europeu dominam algumas regiões, principalmente em Zurique e Basel. "Nós merecemos mais respeito. Essa campanha é boa para mostrar ao mundo as coisas boas da Turquia", disse o comerciante Emir Akin, dono de umas das várias lanchonetes que vendem kebap, uma típica comida turca, que estão espalhadas pelas cidades.


A vitória sobre a Croácia deu a vaga na semifinal, diante da Alemanha, e já garantiu à Turquia a sua melhor campanha na história do torneio. Após sofrer um gol a um minuto do final da prorrogação, a seleção turca conseguiu o empate em 1 a 1 nos acréscimos, e a heróica classificação veio na decisão por pênaltis. Na primeira fase, a equipe estreou perdendo para Portugal, por 2 a 0, mas se recuperou. A Turquia venceu a anfitriã Suíça de virada, por 2 a 1, com um gol aos 48min do segundo tempo. A classificação para o mata-mata também foi sofrida: 3 a 2 sobre a República Tcheca, com dois gols feitos nos últimos 4 minutos da partida. “Acreditamos que podemos vencer qualquer seleção porque nunca desistimos até ao apito final”, disse o atacante turco Nihat Kahveci, tentando explicar o segredo do sucesso.

Foto: Turcos fazem a festa na Fanzone de Zurique, durante jogo com a Croácia; e também nas ruas de Genebra, antes da partida contra Portugal

No comments: