Saturday, June 14, 2008

Mr. Scolari começa a conquistar os ingleses

por Tiago Leme, de Basel (SUI)

Na primeira entrevista coletiva após a confirmação de que será o técnico do Chelsea (ING) na próxima temporada, Luiz Felipe Scolari começou a mostrar o seu estilo aos ingleses. Brincalhão, mas impondo respeito, o treinador brasileiro teve jogo de cintura para responder as perguntas da imprensa internacional, neste sábado, em Basel, na Suíça.

Felipão abriu a conferência com uma declaração: “Gostaria de encerrar um assunto que já está encerrado, que é o meu vínculo com a federação portuguesa. Tenho contrato até o final da Euro, continuo adorando Portugal e isso não vai mudar nada. A negociação já foi concluída. O assunto está encerrado quanto ao futuro, só falo do presente”, disse Scolari, que deu uma breve explicação sobre a sua transferência. “O presidente da federação (Gilberto Madeira) procurou auxílio de patrocinadores para chegar a proposta perto da que eu recebi. Ele fez o possível e eu fiz o possível, mas tínhamos números para definir e decidimos o que será melhor para mim.”

Na sequência, foi bombardeado com perguntas de jornalistas portugueses, ingleses e brasileiros sobre a sua ida para o Chelsea e deu respostas monossilábicas. Entre outras, disse “não” quando questionado se o assunto iria afetar o desempenho de Portugal na Eurocopa, e “sim” quando perguntado se esse era o momento ideal para o anúncio. Interessados em saber sobre os planos de Felipão no clube de Londres, os jornalistas britânicos insistiram e deram um jeito de arrancar algumas respostas dele. O treinador fez brincadeiras quanto à dificuldade de falar a língua inglesa, soltou alguns “yes”, “no” e “sorry” e levou os presentes aos risos.

Sem falar sobre o que não queria, mas simpático com os repórteres, Scolari fez uma auto-definição de sua personalidade e parece ter agradado à imprensa da Inglaterra com o seu jeitão simples. “Vocês têm que perguntar à minha mulher, ela sabe melhor do que eu. Mas eu sou isso que vocês estão vendo aqui, sou brincalhão e faço um bom ambiente com os meus atletas, o que é o mais importante. Vivo bem em qualquer lugar, sou tímido, não gosto de festas.”

Mesmo não citando o nome do Chelsea nem sequer uma vez durante os 30 minutos da entrevista, o assunto sobre a mudança de equipe conduziu a coletiva, deixando de lado a partida deste domingo, na qual o já classificado Portugal enfrenta a eliminada Suíça.

Foto: Felipão deu entrevista coletiva, neste sábado, em Basel

No comments: