Wednesday, June 11, 2008

Contratado pela Espanha, Marcos Senna está com moral no novo país

por Tiago Leme, de Innsbruck (AUT)


Não é mais novidade ver um jogador brasileiro atuando pela seleção de outro país, mas aos poucos eles estão ganhando cada vez mais importância vestindo a camisa de outra nação. O volante Marcos Senna, titular da Espanha, é um exemplo do crescimento dos estrangeiros nas seleções européias, o que acontece devido à facilidade de se conseguir a naturalização nos dias de hoje.

Nascido em São Paulo, o atleta de 31 anos virou espanhol há pouco mais de dois anos e foi convocado para disputar a Copa do Mundo de 2006. Agora em 2008, ganhou a vaga de Xabi Alonso no meio-campo da Fúria e tem agradado aos espanhóis. "Ele tem muita garra e está sendo importante para o time. Se ele está na seleção é porque tem qualidade" opinou o torcedor Antonio González.

Apesar das boas atuações este ano, Marcos Senna conta que no início não foi fácil. “Eu vim de outro país e o começo é sempre difícil, mas hoje já estou adaptado. Na Espanha o jogo é mais rápido porque eles sempre molham o campo, enquanto no Brasil os gramados são mais secos”, explicou o volante, que foi o jogador que mais acertou passes na vitória sobre a Rússia, por 4 a 1, no última terça-feira.

Mesmo tendo o passaporte europeu, o volante do Villareal não planeja passar o resto de sua vida no seu novo país. Quando encerrar a carreira, Senna voltará a viver na cidade de São Paulo, onde comprou um apartamento recentemente já de olho no futuro. “A Espanha me recebeu de braços abertos, mas pretendo voltar ao Brasil. Não tive problemas para resolver defender outro país, eu sabia que ia ser muito difícil jogar pela seleção brasileira.”

Falando a língua espanhola praticamente fluente, o brasileiro ainda tenta aprender o hino nacional da Espanha para aumentar o seu vínculo com a nova pátria, e já até coloca a mão no peito para cantá-lo antes da partidas. “Eu não sei a letra porque antes dos jogos só toca a música, então eu ainda não sei cantar”, disse o ex-jogador de Rio Branco, América-SP, Corinthians e Juventude.


Além de Marcos Senna, outros cinco brasileiros naturalizados disputam a Euro-2008. São eles: Deco (Portugal), Pepe (Portugal), Kuranyi (Alemanha), Marcos Aurélio (Turquia) e Roger Guerreiro (Polônia).


Foto: Marcos Senna; torcida espanhola nas ruas de Innsbruck (AUT), com os Alpes ao fundo

No comments: