Thursday, June 19, 2008

Alemanha despacha "favorito"

por Tiago Leme, de Basel (SUI)

O time que jogou melhor nesta quinta-feira venceu o que havia jogado melhor na primeira fase. No mata-mata, a Alemanha mostrou a sua força e eliminou Portugal da Eurocopa, após a vitória por 3 a 2, pelas quartas-de-final. Com boa atuação e vontade de sobra, os alemães superaram os portugueses, que tiveram uma postura mais defensiva do que o habitual e falharam nas bolas aéreas.

Primeiro colocado do Grupo A, Portugal era apontado como favorito diante do segundo lugar do Grupo B. No entanto, a seleção tricampeã mundial se impôs sobre a equipe que busca a o seu primeiro título da Euro e fez por merecer a classificação para a semifinal. O resultado antecipou a saída do técnico Luiz Felipe Scolari, que vai dirigir o Chelsea (ING), e colocou a Alemanha agora como uma séria candidata à taça.
Com mais posse de bola e mais incisivo no ataque, o time do técnico Joachim Löw abriu 2 a 0 no placar antes dos 30min. Primeiro com um gol do meia Schweinsteiger, o melhor jogador da partida, e depois com um gol de cabeça do atacante Klose. Diferentemente dos duelos anteriores, o autor do segundo gol atuou sozinho lá na frente, mas tendo a ajuda de três meias ofensivos (Podolski, Schweinsteiger e Ballack), mesmo esquema que tem sido utilizado por Portugal e Holanda.

Portugal ainda conseguiu se manter vivo em campo com um gol feito pelo atacante Nuno Gomes pouco antes do intervalo, mas a equipe não repetia o desempenho da primeira fase. A estrela Cristiano Ronaldo, que poderia ter chamado a responsabilidade para si, ficou escondido no meio dos marcadores. Deco era quem tentava levar o time à area adversária, mas foi bem marcado e errou muitos passes.

Na segunda etapa, a tentativa de reação portuguesa foi esfriada por mais um gol de cabeça alemão. Desta vez Ballack, que subiu mais do que Paulo Ferreira, que também já havia vacilado pelo alto na marcação de Klose anteriormente. No desespero, Portugal tentou alçar bolas na área, mas a eficiente defesa da Alemanha fez a sua parte. Aos 42min, Helder Postiga balançou as redes e deu uma pequena esperança para os lusos, mas o apito final não tardou e confirmou a vitória alemã.
Foto: Torcida alemã fez a festa antes e depois da partida no estádio St. Jakob-Park, em Basel

1 comment:

AMS666 said...

Pena Portugal ter perdido, mas nem sempre se pode ganhar.
O teu blog ta altamente.