Calendário de Junho
3 - Londres (ING) - Zurique (SUI)
4 - Zurique (SUI) - Basel (SUI) - Zurique (SUI)
5- Zurique (SUI) - Regensdorf (SUI) - Zurique (SUI)
6 - Zurique (SUI) - Neuchatel (SUI) - Genebra (SUI)
7 - Genebra (SUI)
8 - Genebra (SUI) - Berna (SUI) - Zurique (SUI)
9 - Zurique (SUI) - Lucerna (SUI) - Berna (SUI)
10 - Innsbruck (AUT)
11 - Zurique (SUI) - Genebra (SUI) - Zurique (SUI)
12 - Zurique - Vaduz (LIE) - Zurique (SUI)
13 - Zurique (SUI) - Vaduz (LIE) - Berna (SUI) - Zurique (SUI)
14 - Zurique (SUI) - Basel (SUI) - Zurique (SUI)
15 - Zurique (SUI) - Olten (SUI) - Basel (SUI)
16 - Viena (AUT)
4 - Zurique (SUI) - Basel (SUI) - Zurique (SUI)
5- Zurique (SUI) - Regensdorf (SUI) - Zurique (SUI)
6 - Zurique (SUI) - Neuchatel (SUI) - Genebra (SUI)
7 - Genebra (SUI)
8 - Genebra (SUI) - Berna (SUI) - Zurique (SUI)
9 - Zurique (SUI) - Lucerna (SUI) - Berna (SUI)
10 - Innsbruck (AUT)
11 - Zurique (SUI) - Genebra (SUI) - Zurique (SUI)
12 - Zurique - Vaduz (LIE) - Zurique (SUI)
13 - Zurique (SUI) - Vaduz (LIE) - Berna (SUI) - Zurique (SUI)
14 - Zurique (SUI) - Basel (SUI) - Zurique (SUI)
15 - Zurique (SUI) - Olten (SUI) - Basel (SUI)
16 - Viena (AUT)
Estive em 12 cidades da Europa nos últimos 14 dias, durante a cobertura da Euro-2008 (o cronograma das viagens está acima). Parti em um vôo de Londres no dia 3 de julho, quando cheguei a Zurique, e depois comecei a perambular por Suíça e Áustria. Além dos dois países-sede, também conheci Liechtenstein, um país minúsculo no meio dos anfitriões do torneio.
A facilidade de locomoção é um dos pontos positivos nesta Eurocopa. As curtas distâncias entre as cidades e o eficiente sistema ferroviário, principalmente na Suíça, fazem com que jornalistas, torcedores e todos os envolvidos na competição possam passar por tantos lugares diferentes como eu passei nas duas últimas semanas.
Além da pontualidade dos trens _se a partida está marcada para as 14h32 e você chega na plataforma às 14h32 e 20 segundos, você perde o trem_, o conforto dos vagões e as informações precisas são fatores a serem destacados. Os trens são equipados com restaurantes, banheiros, tomadas para laptop e camas no caso de viagens noturnas, por exemplo. Especialmente para a Euro, mais horários foram disponibilizados e quem tiver o ingresso para as partidas tem direito a viajar de trem sem pagar nada no dia do jogo.
No último domingo assisti a Portugal x Suíça, em Berna, nesta segunda-feira estou em Viena, onde vi Alemanha x Áustria, e na terça-feira estarei em Zurique para Itália x França. Daqui a seis anos, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. Por mais que todos os investimentos necessários sejam feitos e o país funcione pelo menos durante um mês, será impossível se deslocar com tamanha facilidade como acontece na Europa. Devido às grandes distâncias e à inexistência de uma malha ferroviária no Brasil, em 2014 dependeremos do avião para acompanhar os jogos em diferentes cidades. Até lá, se Deus quiser, controladores de vôo, governo, Anac e companhias aéreas se entederão melhor.
Foto: Trem suíço e invasão de torcedores em estação ferroviária
1 comment:
eae meu velho!!!! mto bom ver q estas fazendo um bom trabalho nessa euro!!!
ta aproveitando hein!!!!
um dia vou querer uma credencial como essa tambem... hahaha
grande abraco e te cuida!!!
boa eurocopa... e sobre a ideia sobre a final.... bem, mesmo assistindo mtos poucos jogos.... (hostels nem sempre tem televisao :( ) acho que portugal e holanda sao mesmo os grandes favoritos... tao jogando mta bola... hehe
abracao!!! nos falamos em londres...
teh
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