Monday, June 16, 2008

Bastidores: A facilidade de viajar

por Tiago Leme, de Viena (AUT)

Calendário de Junho
3 - Londres (ING) - Zurique (SUI)
4 - Zurique (SUI) - Basel (SUI) - Zurique (SUI)
5- Zurique (SUI) - Regensdorf (SUI) - Zurique (SUI)
6 - Zurique (SUI) - Neuchatel (SUI) - Genebra (SUI)
7 - Genebra (SUI)
8 - Genebra (SUI) - Berna (SUI) - Zurique (SUI)
9 - Zurique (SUI) - Lucerna (SUI) - Berna (SUI)
10 - Innsbruck (AUT)
11 - Zurique (SUI) - Genebra (SUI) - Zurique (SUI)
12 - Zurique - Vaduz (LIE) - Zurique (SUI)
13 - Zurique (SUI) - Vaduz (LIE) - Berna (SUI) - Zurique (SUI)
14 - Zurique (SUI) - Basel (SUI) - Zurique (SUI)
15 - Zurique (SUI) - Olten (SUI) - Basel (SUI)
16 - Viena (AUT)

Estive em 12 cidades da Europa nos últimos 14 dias, durante a cobertura da Euro-2008 (o cronograma das viagens está acima). Parti em um vôo de Londres no dia 3 de julho, quando cheguei a Zurique, e depois comecei a perambular por Suíça e Áustria. Além dos dois países-sede, também conheci Liechtenstein, um país minúsculo no meio dos anfitriões do torneio.

A facilidade de locomoção é um dos pontos positivos nesta Eurocopa. As curtas distâncias entre as cidades e o eficiente sistema ferroviário, principalmente na Suíça, fazem com que jornalistas, torcedores e todos os envolvidos na competição possam passar por tantos lugares diferentes como eu passei nas duas últimas semanas.

Uma viagem de trem de Zurique, minha base na maioria das noites, até Berna demora apenas 58 minutos (distância de 128km). De Zurique a Genebra, o tempo é de 2h43min (280km). O trajeto mais longo é de Genebra, na Suíça, até Viena, na Áustria, que dura 11h50min (1032km).
Além da pontualidade dos trens _se a partida está marcada para as 14h32 e você chega na plataforma às 14h32 e 20 segundos, você perde o trem_, o conforto dos vagões e as informações precisas são fatores a serem destacados. Os trens são equipados com restaurantes, banheiros, tomadas para laptop e camas no caso de viagens noturnas, por exemplo. Especialmente para a Euro, mais horários foram disponibilizados e quem tiver o ingresso para as partidas tem direito a viajar de trem sem pagar nada no dia do jogo.

No último domingo assisti a Portugal x Suíça, em Berna, nesta segunda-feira estou em Viena, onde vi Alemanha x Áustria, e na terça-feira estarei em Zurique para Itália x França. Daqui a seis anos, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. Por mais que todos os investimentos necessários sejam feitos e o país funcione pelo menos durante um mês, será impossível se deslocar com tamanha facilidade como acontece na Europa. Devido às grandes distâncias e à inexistência de uma malha ferroviária no Brasil, em 2014 dependeremos do avião para acompanhar os jogos em diferentes cidades. Até lá, se Deus quiser, controladores de vôo, governo, Anac e companhias aéreas se entederão melhor.
Foto: Trem suíço e invasão de torcedores em estação ferroviária

1 comment:

Anonymous said...

eae meu velho!!!! mto bom ver q estas fazendo um bom trabalho nessa euro!!!

ta aproveitando hein!!!!
um dia vou querer uma credencial como essa tambem... hahaha

grande abraco e te cuida!!!
boa eurocopa... e sobre a ideia sobre a final.... bem, mesmo assistindo mtos poucos jogos.... (hostels nem sempre tem televisao :( ) acho que portugal e holanda sao mesmo os grandes favoritos... tao jogando mta bola... hehe

abracao!!! nos falamos em londres...
teh