Friday, June 6, 2008

Sorridente, Felipão despista sobre possível despedida de Portugal

por Tiago Leme, de Genebra (SUI)

Bem-humorado e bastante focado na competição, esse foi o comportamento de Luiz Felipe Scolari na entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira, em Genebra, na Suíça. O treinador brasileiro arrancou gargalhadas dos jornalistas e pediu o apoio dos portugueses na véspera da estréia na Eurocopa, torneio que pode ser o último dele no comando da seleção de Portugal.

Neste sábado, às 15h45 (horário de Brasília), o duelo é contra a Turquia, no Stade de Genéve.
Antes de abrir as perguntas para a imprensa, Felipão pediu para fazer uma declaração, que teve um tom quase que de um apelo, e também caberia muito bem como um discurso de despedida. “Gostaria de agradecer aos atletas, à Federação Portuguesa e a todos os técnicos portugueses e brasileiros que me ajudaram. Quero falar a todos os portugueses do mundo que precisamos estar unidos em mais uma Euro. Vamos precisar do amor e do carinho de todos para tentar vencer o torneio”, declarou o treinador, que levou Portugal ao vice-campeonato da Euro de 2004.

Apesar disso, Scolari, que está na mira do Chelsea (ING), negou que já tenha decidido o seu futuro. “Eu estou aqui como técnico de Portugal e vou trabalhar como técnico da seleção portuguesa até o final da Euro. Eu não respondo nada agora sobre o que vai acontecer depois disso. Só vou decidir e só falo sobre o meu futuro depois da Euro.”

Mesmo adotando uma postura firme em relação a esse assunto, o treinador não estava carrancudo durante a entrevista. Muito pelo contrário. Felipão fez brincadeiras e respondeu pacientemente as perguntas. Quando o celular de um jornalista tocou em alto volume com a música “se ela dança, eu danço”, o técnico cantou junto e até esboçou uma dança. No momento em que um turco perguntou em inglês, ele recusou a ajuda da tradução pelo fone e brincou: “Não precisa. Eu entendo tudo. It is OK.” Mas na seqüência o brasileiro mostrou que não domina a língua inglesa e levou a situação com bom humor. Ao ouvir uma pergunta de um repórter britânico, ele interrompeu. “Inglês dos Estados Unidos eu entendo um pouquinho, mas da Inglaterra não dá”, disse, aos risos.

Nem mesmo as dificuldades que vai encarar durante a Eurocopa tiraram Scolari do sério. Ele falou sobre a derrota para a Grécia dentro de casa em 2004, sobre o pentacampeonato mundial do Brasil em 2002, sobre a qualidade da Turquia, o adversário deste sábado, entre outras coisas. O gaúcho só perdeu a paciência com a indagação de um jornalista espanhol sobre uma possível declaração de Felipão, que teria aconselhado o atacante Cristiano Ronaldo a trocar o Manchester United (ING) pelo Real Madrid (ESP) na próxima temporada.
“É uma falta de respeito a pergunta que tu fazes. Você não sabe se eu falei isso, não sei onde você leu isso”, respondeu, irritado, mas sem perder o semblante tranqüilo que marcou o dia antes da estréia portuguesa na Eurocopa.

Foto: Na véspera da estréia na Euro, seleção portuguesa treina no palco do jogo em Genebra (SUI)

1 comment:

Unknown said...

Embora você seja feio e chato, esse blog retrata muito bem o excelente profissional que és.
Na vida, tudo que vem fácil, mais fácil se vai. Portanto, continue na luta, o talento está dentro de ti e isso ninguém vai tirar.
Sucesso.
Abs!