Sunday, July 6, 2008

Espanha campeã da Euro-2008

por Tiago Leme, de Viena (AUT)

Foi bom para o futebol que a Espanha tenha conquistado o título da Eurocopa-2008. Bom porque a taça não foi para um dos grandes de sempre, e sim para uma equipe que apresentou características ofensivas na maioria dos jogos.

Na final, disputada no dia 29 de junho no estádio Ernst-Happel, em Viena, os espanhóis mostraram mais uma vez que mereciam ser campeões. Apesar do placar magro de 1 a 0 e de o duelo não ter tido grande emoções, a Espanha foi superior à Alemanha e conquistou o bicampeonato europeu. O gol do atacante Fernando Torres, que até então não havia brilhado no torneio, mas mostrou que é craque no momento decisivo, deu a vitória à Fúria.

É difícil apontar o melhor jogador da seleção comandada pelo ótimo técnico Luis Aragonés. Torres e Villa fizeram a sua parte lá na frente, o goleiro Casillas mostrou segurança nas poucas vezes que foi exigido, o volante Xavi foi eleito o melhor da competição pela Uefa e o brasileiro Marcos Senna foi o mais regular e quase perfeito durante o mês de junho. Talvez se tivesse marcado pelo menos um golzinho (quase fez na final) e não fosse naturalizado (sim, existe certo preconceito), Senna poderia ter sido apontado como o craque da Euro. Mas o ponto forte do campeão foi mesmo o jovem e talentoso conjunto, que provou que Aragonés teve razão ao deixar de fora atletas experientes como a estrela Raul.

O título ficou em boas mãos, como também teria ficado se tivesse sido conquistado por Holanda ou Portugal. No entanto, esses times não tiveram a competência da Espanha. Ao contrário do que aconteceu em 2004, o vencedor de 2008 pode ser um espelho positivo para a Europa e para o mundo. Há quatro anos, em Portugal, a surpreendente Grécia triunfou com atuações defensivas e burocáticas. Tanto que nem sequer classificou-se para a Copa do Mundo seguinte e sofreu três derrotas na primeira fase no torneio da Áustria/Suíça, quando defendia o título. Pelo que apresentou agora, a seleção espanhola tem tudo para voar ainda mais alto nos próximos anos.

Foto: Espanha vence a Alemanha na final, por 1 a 0, no estádio Ernst-Happel, em Viena, na Áustria

No comments: