Uma final entre dois times grandes ou entre um grande e um pequeno? Alemanha, tricampeã mundial, e Espanha, que tem tradição, mas busca um título importante, decidirão a Euro-2008, no próximo domingo, em Viena, na Áustria.
Mostrando eficiência nos momentos decisivos e com alguns jogadores diferenciados, os finalistas fizeram por merecer a classificação e agora duelarão para ver quem é o melhor da Europa. O melhor da Europa? O sistema de disputa talvez não premie a equipe que joga o melhor futebol, mas, sim, a mais competente. Portanto, o melhor da Europa.
Depois de ser derrotada pela Croácia na primeira fase e avançar como a segunda colocada do Grupo B, a Alemanha cresceu. Mostrou força ao superar o favorito Portugal, nas quartas (jogando melhor que o adversário), e poder de fogo ao derrotar a surpresa Turquia, na semifinal (mesmo atuando pior). A estrela Ballack, o matador Klose e o meia Schweinsteiger, que joga muita bola, credenciam a seleção alemã a conquistar a taça.
Empurrada pelos gritos de “Super Deutschland” (Alemanha, em alemão) vindos das arquibancadas, a poderosa Alemanha vai em busca do seu terceiro título europeu para consolidar-se como a maior ganhadora da competição. Enquanto isso, a Espanha luta pelo bicampeonato (o único título aconteceu em 1964, dentro de casa) para deixar de apenas ser conhecida como “La Furia” e enfim ser promovida como uma das grandes seleções do planeta.
Foto: Alemães e espanhóis fazem a festa nas arquibancadas durante as semifinais, contra Turquia e Rússia, respectivamente